Perguntas Frequentes

Dores de intensidade variável, localizada ou difusa, em qualquer parte da cabeça.

A cefaleia primária ocorre quando a própria dor de cabeça é a doença. Não costuma ser muito grave. Já a secundária é causada por outras doenças, como acidente vascular cerebral (AVC), tumores do sistema nervoso central, trombose venosa cerebral, rupturas de aneurismas e aumento da pressão intracraniana (PIC). Os tipos mais comuns de cefaleia são a enxaqueca, tipo tensional e a cefaleia crônica diária, devido ao uso indiscriminado de analgésicos sem supervisão médica.
É a dor que ocorre na região lombar inferior, causada principalmente pelo “mau uso” das estruturas da coluna.

Além disso, inúmeras doenças sistêmicas não reumatológicas podem manifestar-se com dor lombar. Por isso, o médico tem papel fundamental no diagnóstico.
São dores em uma ou mais articulações. Também chamadas de “dor das juntas”. Osteoartrite, doenças metabólicas, como a gota, doenças inflamatórias autoimunes, como a artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico, espondiloartrites, além de doenças infecciosas virais, como a hepatite, dengue e chikungunya podem gerar artralgias.
Esse tipo de situação também pode ocorrer em jovens e até em crianças, no entanto, nessa faixa etária, as chances de recuperação são grandes. O AVC infantojuvenil tem como causas a anemia falciforme, cardiopatias congênitas ou cirurgias cardíacas, tromboembolismo, infecções do sistema nervoso central (meningites e encefalites), infecções sistêmicas graves e/ou infecção pelo vírus varicela-zóster.