Dr. Alessandro Almeida

Médico Neurocirurgião. Graduado em Ciências Médicas pela Universidade Oswaldo Aranha, especialização em Neurocirurgia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e subespecialização em dor, com título de especialista pela Universidade de São Paulo - USP.

Mestrado pelo programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas - PPGCM/UERJ em Neuralgia do trigêmeo.



AGENDE SUA CONSULTA

DOR

Ao contrário do que imaginamos, a dor não deve ser vista como uma vilã, ela é um reflexo protetor do nosso organismo, evitando que nos machuquemos.
Por exemplo, quando retiramos rapidamente a mão ao encostar em uma panela quente ou quando temos uma dor abdominal indicando apendicite, nos alertando sobre uma doença potencialmente fatal.

O grande problema é quando a dor continua persistente, mesmo quando a causa desaparece.

Podemos dizer que a dor torna-se crônica quando perdura por pelo menos três a seis meses, e quando interfere significativamente no dia a dia do paciente, limitando sua qualidade de vida e produtividade.

PRINCIPAIS SÍNDROMES DOLOROSAS



Neuralgia do Trigêmeo

A neuralgia do trigêmeo (NT) é um grave problema de saúde pública caracterizado por severos paroxismos de dor aguda semelhantes a um choque, limitada a uma ou mais divisões do nervo trigêmeo (nervo responsável pela sensibilidade da face).

Neuropatia Diabética

O diabetes é a causa mais comum da neuropatia periférica, doença que lesa os nervos periféricos. É mais frequente na região das mãos e pés, em um padrão chamado de “em botas e luvas”, mas tende a progredir se não tratada rapidamente.

Síndrome Dolorosa Miofascial

A síndrome dolorosa miofascial é um problema muscular muito comum, causado principalmente por atividades cotidianas, problemas posturais e traumas. A região lombar e cervical são frequentemente acometidas.



Enxaqueca

Trata-se de uma dor latejante de um lado da cabeça. Pode ocorrer em qualquer idade, mas costuma se manifestar mais em adolescentes, adultos jovens e afeta mais as mulheres que os homens.

Dor lombar

A lombalgia ocorre na parte inferior da coluna vertebral. Uma grande parcela da população nos dias de hoje convive com o problema e frequentemente esta relacionado à má postura no dia a dia. Pode ter origem nas articulações, discos intervertebrais ou músculos.

Dor cervical

Assim como na dor lombar, pode ter origem nas articulações, discos intervertebrais ou músculos que sustentam a coluna. Os sintomas mais comuns são dor e rigidez no pescoço, podendo ou não irradiar para a região dos ombros e braços.



Dor no quadril

Dor no quadril é uma importante queixa na clínica da dor, principalmente em pacientes acima dos 60 anos de idade. Pode surgir devido a uma inflamação dos tendões ou da bursa na região do quadril, como nos casos de tendinite ou bursite.

Sindrome do túnel do carpo

Trata-se de uma compressão dolorosa do nervo mediano, quando este passa pelo túnel do carpo no punho. Sintomas comuns são dormência, formigamento e dor nos três primeiros dedos e na metade do dedo anelar.

Dor Ciática

Também chamada de ciatalgia, a dor ciática é uma condição bastante dolorosa que afeta o nervo ciático, maior nervo do corpo humano, que se inicia na coluna e irradia até a perna e o pé. A hérnia de disco é a principal causa.